About Us

We work with partners around the world to advance reproductive justice by expanding access to abortion and contraception.

Ipas Sustainable Abortion Care

Our Work

The global movement for legal, accessible abortion is growing. Our staff and partners in countries as diverse as Bolivia, Malawi and India are working to ensure all people can access high-quality abortion care.

Where We Work

The global movement for legal, accessible abortion is growing. Our staff and partners in countries as diverse as Bolivia, Malawi and India are working to ensure all people can access high-quality abortion care.

Resources

Our materials are designed to help reproductive health advocates and professionals expand access to high-quality abortion care.

For health professionals

For advocates and decisionmakers

Training
resources

For humanitarian settings

Abortion VCAT resources

For researchers and program implementors

Resources

Cuidados informados sobre trauma para provedores de aborto que tratam sobreviventes de violência sexual em contextos humanitários

Uma orientação e recurso para formadores de aborto e profissionais de saúde da linha da frente

Introdução aos cuidados informados sobre trauma para provedores de aborto que tratam sobreviventes de violência sexual em contextos humanitários

O mundo está a enfrentar várias emergências humanitárias simultâneas que resultam de conflitos, desastres naturais ou pandemias. Em tais crises, mulheres e raparigas podem encontrar rupturas nas suas estruturas sociais e familiares ou meios de subsistência e, por sua vez, experienciar maiores disparidades de género e saúde reprodutiva. O aumento do risco de violência baseada no género (VBG) e as barreiras de acesso a métodos contraceptivos, aborto seguro ou outros serviços de saúde sexual e reprodutiva (SSR) tornam desafiador para as mulheres e raparigas gerir sua vida vidas durante as crises humanitárias.

Baixe a Agenda do Facilitador

 

Apresentação instrucional em PowerPoint: Cuidados informados sobre trauma para provedores de aborto que tratam sobreviventes de violência sexual em contextos humanitários

Baixe o PowerPoint

Os slides em PowerPoint incluem conteúdos sobre violência sexual e cuidados informados sobre trauma e suas intersecções com o aborto, para provedores da linha da frente que tratam sobreviventes de violência sexual em contextos humanitários. Eles fornecem uma definição de cuidados informados sobre trauma e os contextualizam dentro do movimento mais amplo de VBG para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos. Este conteúdo fortalecerá a compreensão dos participantes das considerações sobre a prestação de serviços para sobreviventes de agressão sexual que procuram serviços de aborto. Este PowerPoint pode ser adaptado para se alinhar com qualquer formação sobre aborto em contextos humanitários e também pode ser adaptado para formações em contextos de desenvolvimento. O modelo modular destina-se a atender a uma variedade de necessidades e contextos de formação com aproximadamente 6.5 horas de conteúdo para um dia inteiro, incluindo intervalos.

Estudos de casos de cuidados informados sobre trauma e guião do facilitador para prática de habilidades e integração de serviços

Inclui seis estudos de casos—três clínicos e três sobre integração de serviços e referências—que reflectem as necessidades das sobreviventes que procuram serviços de aborto e referências em contextos humanitários.

Baixe os Estudos de Casos Clínicos para Facilitadores

Baixe os Estudos de Casos Clínicos para Participantes

Baixe os Estudos de Casos de Prestação/Integração de Serviços para Facilitadores

Baixe os Estudos de Casos de Prestação/Integração de Serviços para Participantes

Formulário de Feedback de Observação Directa

O formulário de feedback de observação directa integra o método “LIVES” e cuidados informados sobre trauma no fluxo sugerido de um encontro de prestação de serviços de aborto. Foi concebido para ser utilizado em role-play (dramatização) com três formandos a rodar entre os papéis de utente, provedor e observador. Pode ser utilizado com os estudos de caso do kit de ferramentas que incidem nos cuidados clínicos para permitir que os formandos pratiquem suas habilidades. 

Baixe o Formulário de Feedback de Observação Directa 

 

Formulário de referência e consentimento informado

O formulário de referência, que inclui cópias do provedor e da utente, permite tanto à utente como ao provedor manterem-se informados sobre o tipo de referência(s), as informações de contacto do provedor e da utente e detalhes do(s) serviço(s) de referência. Este formulário inclui também procedimentos de consentimento informado para assegurar que a utente tenha o controlo dos seus cuidados e escolha activamente os serviços seleccionados e as referências que prefere que sejam prestados pelo profissional de saúde.

Baixe o Formulário de Consentimento Confidencial para Divulgação de Informação e Referência

 

Inquérito Pré e Pós-Formação

O inquérito pré e pós-formação avalia mudanças nos conhecimentos e atitudes dos participantes em relação à violência sexual, aborto e cuidados informados sobre trauma antes e depois da formação.

Baixe a Inquérito pré e pós-formação

Baixe a Chave de Respostas Pré e Pós-Formação para Facilitadores

 

Recursos Addicionais

Recursos e Folhetos para Participantes 

Vários recursos foram incluídos neste pacote para fornecer referência adicional e reforço de questões-chave para participantes. Podem ser incluídos como material de apoio, se necessário e relevante para o seu contexto. Estes incluem: 

Baixe o Formulário de Feedback do Workshop 

Authors: Ipas
Year: 2023

Languages: Portuguese

Regions: Global

Countries: Global

Topics: Humanitarian settings, Refugees/IDPs